UA-145655153-1
 
  • Construtora J. Cardoso Grupo J. Cardoso

O que é e como funciona o Crédito Imobiliário.

No momento de comprar um apartamento sempre surge a dúvida sobre o financiamento, e entre tantas dúvidas que surgem, existe uma em especial que muitos ouvem falar e não sabem o que é: o crédito imobiliário!

Foto: Banco de Imagens


Pensando nisso, criamos este conteúdo para você ficar por dentro e entender o que é e como ele funciona!


Vamos lá…


O que é o Crédito Imobiliário?


Também conhecido como financiamento imobiliário, o crédito imobiliário é praticamente a mesma coisa!


Trata-se de uma modalidade de financiamento bancário oferecido pelas instituições financeiras que tem o objetivo de facilitar a aquisição de um imóvel, já que aplicar capital em um imóvel requer uma grande disponibilidade de dinheiro e a grande maioria dos brasileiros não tem esse privilégio.


Graças a isso, o crédito imobiliário é um dos principais facilitadores da compra por parte de quem não tem condições financeiras de comprar o seu imóvel à vista.


E como ele é oferecido por meio de um parcelamento, contribui para que muitos consigam realizar o sonho de ter um imóvel, como um apartamento.


Como funciona o Crédito Imobiliário?


O funcionamento não é dos mais simples, mas para melhor compreensão, vamos expor as categorias de créditos existentes no mercado:


Sistema Financeiro de Habitação (SFH)

Sendo o sistema de crédito imobiliário mais usual e acessível do Brasil, o SFH trata-se, de um crédito voltado para imóveis de até 800 mil reais, vigente na maioria dos estados, mas que, especificamente, nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Distrito Federal, o valor pode chegar a 950 mil reais.

SAC

O Sistema de Amortização Constante (não confunda com a abreviação de sistemas de atendimento ao cliente que algumas empresas utilizam, ok) é a forma de amortização da dívida, uma regulamentação que rege um financiamento, com taxas que afetam a dívida e assim o montante das prestações diminui à medida que o cliente vai quitando-a.

Price

A tabela Price é uma variação de amortização onde o comprador possui um financiamento com suas prestações mantendo-se fixadas.

Assim, a constituição da quantia das prestações virá distinto no transcorrer do financiamento.

SACRE

Já o Sistema de Amortização Crescente, chamado de SACRE, é a categoria de amortização menos utilizada, pois as primeiras prestações possuem um valor menor e, à medida que o cliente vai quitando, o valor das parcelas ficam maiores, com o custo diminuindo ao fim do financiamento.

Vale lembrar que é possível solicitar o seu crédito imobiliário em vários bancos, sendo a Caixa Econômica Federal a instituição financeira mais procurada, muito por conta das suas vantagens e facilidades.


Por onde começar?


O passo inicial para conseguir o financiamento, e acreditamos que é o mais importante de todos, é realizar uma simulação.


Através dessa simulação o comprador consegue realizar uma comparação das diferentes formas de pagamento, valores, inclusive, comparando as opções entre várias instituições financeiras.


Tudo isso, se baseando na renda e na capacidade de pagamento.


Após analisar profundamente e compreender como essa dívida afetará sua vida financeira, o comprador poderá enviar uma proposta para a instituição que escolheu, com seus dados pessoais, junto com a proposta do crédito imobiliário.


Dica da J.Cardoso Imóveis: Caso ainda não tenha escolhido um imóvel, ainda existe a possibilidade de obter uma carta de crédito que pode ser usada depois para a compra do imóvel que escolher.


Com base nas informações fornecidas, a instituição fará a análise do seu crédito e fará uma verificação final para a liberação, ou não, do seu credito.


Assim que confirmada a renda compatível, se avaliará o imóvel, verificando se a unidade escolhida atende os requisitos.


Com a documentação do comprador e do imóvel corretas, será emitido o Contrato de Financiamento, que será assinado por ambos os envolvidos.


Neste momento é preciso realizar o pagamento do ITBI – Imposto de Transmissão de Bens e Imóveis, e fazer o registro no Cartório de Registro de Imóveis.


Aqui vale salientar que, caso o crédito seja pedido por meio do SFH (Sistema de Financiamento Habitacional) e se for o primeiro imóvel, o mutuário terá descontos em diversas despesas.


Finalizadas todas as etapas acima, será necessário enviar uma via do contrato registrada em cartório, à instituição financeira, que geralmente demora entre 5 a 10 dias úteis para que se tenha o valor liberado ao vendedor.


Conclusões


Como pôde ser visto, a solicitação de crédito imobiliário precisa de disciplina em todas as etapas, do início ao final.


Por isso, realizar as simulações antes de qualquer coisa é fundamental, pois tira diversos problemas no desenrolar das etapas, clique aqui e conheça mais sobre a Simulação de Financiamento Imobiliário.


Dicas Extra J. Cardoso Imóveis: Clique aqui e entenda a diferença entre dar a entrada e dar o sinal no Financiamento Imobiliário.


Ter a orientação de um Consultor Especialista em Imóveis é de suma importância para lhe auxiliar neste momento tão importante.


Falando em empresa competente com profissionais capacitados para lhe auxiliar, clique aqui para Whatsapp, entre em contato agora com os nossos Especialistas da J.Cardoso Imóveis e faça um ótimo negócio conosco!


Se quiser conhecer o mais recente lançamento do Grupo J. Cardoso, clique aqui e agende uma visita ao Residencial Domus.


Fonte: Infomoney, J.Cardoso Imóveis e Construtora J.Cardoso

0 visualização0 comentário