• Construtora J. Cardoso Grupo J. Cardoso

MEDOS OU RECEIOS COMUNS DE QUEM QUER COMPRAR UM IMÓVEL

A aquisição de uma propriedade é uma decisão que envolve investimento de valores consideráveis e a sensação de receio não é rara e dentro desse contexto, trouxemos os medos mais comuns de quem quer comprar um imóvel.

Foto: Obras aceleradas do Residencial Domus - Foto em 27 de janeiro de 2022.

Como visto em outras postagens, e porque não salientar, nos noticiários em todo o Brasil, o mercado imobiliário é muito valorizado e se consolidou como um dos investimentos mais sólidos e rentáveis da atualidade.


A maioria dos medos expostos aqui são infundados ou podem ser evitados através de atitudes simples e inteligentes, porem, devemos salientar que prestar atenção em detalhes para evitar problemas futuros é a melhor opção neste momento.

Então, vamos à lista que preparamos e veja o que anda amedrontando os compradores!


Medo de um preço muito baixo

Quando descobrimos este dado estranhamos e fizemos uma nova busca para confirmar, mas, por mais incrível que pareça, encontrar um preço muito baixo é um dos medos comuns de quem quer comprar um imóvel.


Isso se justifica pelo receio de que, se o valor está muito aquém do normal do mercado imobiliário, é bastante provável que exista um problema ou algo de errado com o imóvel e o corretor está tentando empurrar um problema para o comprador.


Convenhamos, isso realmente faz sentido, mas também é uma questão simples de se resolver, pois o computador pode ajudar muito com esta situação. Basta uma busca em imóveis semelhantes através do google e uma base comparativa já estará montada, além disso, mantenha os olhos atentos na documentação da propriedade; analise o registro, a escritura e as certidões negativas de débitos.


E por fim, faça uma boa vistoria buscando detalhes nas partes estruturais, no sistema elétrico e no hidráulico e poderá tomar uma decisão mais precisa e sem medos em uma oportunidade de fazer um ótimo negócio.


Medo de comprar um imóvel na planta

Este é um medo muito comum diante de uma ótima oportunidade de realizar negosios imobiliários.


Muita gente tem medo de comprar um imóvel na planta porém essa pode ser uma excelente alternativa nos dias de hoje, especialmente para quem não está com muito dinheiro sobrando e deseja ter mais facilidade no pagamento.


Usualmente, esse medo aparece pelo receio quanto a construção e entrega do apartamento dentro dos prazos prometidos pela construtora, porém isso não é um fato comum, uma vez que esses financiamentos são feitos por bancos que fiscalizam de forma muito rígida o andamento das obras de forma a garantir a entrega do apartamento.


Além disso as construtoras são diretamente interessadas em fechar negócio e fazer a entrega antecipada dos apartamentos para manter uma boa parceria com os bancos financiadores.


Medo de perder a entrada

Mais uma receio muito comum em quem esta comprando um imóvel é de perder o valor que deu de entrada ou como depósito de garantia de compra.

Porém, para garantir que isto não aconteça é só tomar algumas atitudes simples:

  • Verifique o histórico da construtora, se entrega no prazo, bancos parceiros e, quem financia a obra e também sobre a incorporadora.

  • Não se sinta atraído por altos descontos ou valores muito diferentes dos aplicados no mercado, as construtoras precisam atualizar os valores dos imóveis para continuar uma obra ou ainda entrega-la sem prejuízo, por isso descontos absurdos e valores muito abaixo do mercado dever ser estudado ainda com mais cautela (veja o primeiro medo que citamos).


Medo de fazer a negociação sozinho

Embora esse seja um setor onde as negociações envolvem diversos detalhes e alguns meandros na negociação, essa tarefa não é propriamente impossível, especialmente se você estiver disposto a pesquisar um pouco e a aprender.


Existem diversos materiais disponíveis na internet que podem aumentar a sua compreensão do setor, como sites especializados, blogs e fóruns de discussão.


Outra opção é partir para uma escolha mais garantida e, em vez de adquirir um imóvel usado, preferir uma unidade na planta, que tem sua estrutura nova e conta com a assessoria da construtora.


E um detalhe deve ser salientado neste item... A assessoria de um consultor de vendas treinado e envolvido com as expectativas do cliente fará toda a diferença no processo. Uma imobiliária que se preocupe com o atendimento a seus clientes e que queira ter sempre seus clientes satisfeitos terá uma equipe treinada e com conhecimento técnico para orientar o comprador da melhor forma possível e neste fator, temos orgulho de apresentar nossa equipe. (clique aqui para conhecer sobre a J.Cardoso Imóveis)


Medo de não ser um bom investimento

O último, mas não menos importante dos receios... especialmente nos momentos de instabilidade econômica que o pais e o mundo vem passando.

Muitas pessoas estão com medo de comprar um imóvel e isso não ser um bom investimento. No entanto, o pensamento deveria ser exatamente o oposto, pois o mercado imobiliário é um dos setores que atravessa com mais tranquilidade os momentos conturbados.


Casas e apartamentos sempre tendem a se valorizar, e essa é uma área que vive de ciclos. Como temos um déficit habitacional bastante considerável, especialmente nos grandes centros urbanos, sempre haverá procura de interessados, e isso mantém a liquidez e a precificação em patamares elevados.


Esses são alguns dos medos mais comuns de quem quer comprar um imóvel! Na verdade, existem muitos outros, porém, estes são os mais frequentes.


Bem... com estas dicas, ficou mais tranquilo?


Gostou deste artigo? Então, não deixe de seguir a nossa página no instagram, para acompanhar mais conteúdos como este e se quiser saber mais sobre nossos empreendimentos, clique aqui e fale com nossa equipe!


Fonte: J.Cardoso Imóveis

14 visualizações0 comentário