• Construtora J. Cardoso Grupo J. Cardoso

Já pensou em sair da casa dos seus pais e ter sua independência (parte 1)

Mais cedo ou mais tarde, todos tomamos esta decisão, pois o passo de sair da casa dos pais é o primeiro movimento que damos em direção à real liberdade de morar sozinho e ter o controle de sua vida dentro do seu plano para o seu futuro.

Foto: Banco de Imagens J.Cardoso - Shutterstock


Porém, essa é uma decisão que deve ser planejada e gerida com organização e bastante controle financeiro para não tropeçar e transformar o sonho em um grande pesadelo.

Por isso criamos este conteúdo, pois com ele, você terá um pouquinho de informações que podem ser fundamentais para o seu primeiro passo rumo ao seu futuro.


Comece se preparando

O mundo, hoje em dia, estimula os jovens a começar a alçar voos sozinhos cada vez mais cedo, (mesmo que uma grande parcela prefira ficar na casa dos pais até bem mais tarde que a média histórica), então o passo de sair da casa dos pais é uma realidade presente na vida de grande parcela da população de jovens adultos no Brasil.


E este cenário, sem dúvidas, deixa clara a necessidade de fazer um planejamento financeiro para que consiga atingir seu objetivo e poder ter um imóvel para chamar de “sua casa”!


E o mais engraçado é que este tipo de planejamento parece o famoso “monstro de 7 cabeças”. Porém, ele não é difícil... ele é trabalhoso... pois é um raciocínio lógico onde você não poderá gastar mais do que ganha (na verdade, esse planejamento é para toda a vida, ok).


Primeiro passo, comece elencando o que precisa ter para que o sonho seja alcançado.


Por exemplo: para ter seu apartamento, vc precisa ter uma renda onde a parcela de um imóvel se encaixe. E lembre-se que, ao comprar um imóvel na planta, esse planejamento será facilitado pelo financiamento e as parcelas, mas quando for mudar para o apartamento, deverá lembrar que precisará de móveis, decoração e terá custos de energia elétrica, água, internet e etc.


Segundo passo, ative o plano.


Sabendo da existência de todos os seus custos, você deverá iniciar sua vida com esses custos dentro do seu orçamento mensal.


E fique atento, se você morava com seus pais e seus custos “operacionais” estavam todos sob guarda de seus pais, você deverá rever seus gastos desnecessários e começar a economizar.


O segredo não é deixar de fazer o que gosta, mas apenas diminuir a frequência ou ajustar os custos para a sua realidade na realização do sonho.


Pense que se você tem o habito de sair para a balada com frequência, ou ir a bares com amigos ou mesmo pedir comida ou compras on line para receber em casa, bem... reveja isso, pois seus custos mudarão e você precisará manter o foco na realização do seu sonho.


Pesquise por imóveis que caibam no orçamento


Este é o passo que fara a mudança fundamental da sua vida.

Como você já deve estar pensando, os valores destinados ao pagamento do imóvel e sua manutenção serão um grande impacto em seu novo dia a dia fora da casa dos pais, então, é necessário que este ponto do seu planejamento seja visto e revisto com bastante atenção, ou seja, tenha sempre em mente todos os seus custos para evitar problemas futuros.


Uma escolha definitiva será entre alugar ou comprar um imóvel. A compra feita por financiamento traz diversos custos – como a entrada, pagamento pela entrega de chaves etc. Então, se você estiver considerando isso, tenha cuidado de calcular tudo, um bom corretor poderá te ajudar com todas essas informações. E independentemente de decidir pelo aluguel ou pela compra, sempre pesquise imóveis que caibam no seu orçamento.


DICAS EXTRAS:

Tenha uma reserva financeira


No momento que sair da casa dos pais, suas despesas vão aumentar consideravelmente. Por isso, é importante que, antes de tomar essa decisão, você tenha uma reserva financeira para cobrir seus gastos e te ajudar em caso de alguma emergência.


Vale sempre lembrar que os gastos com uma mudança começam muito antes dela de fato acontecer, e por isso a próxima dica é de extrema importância e pode ajudá-lo a evitar muitas dores de cabeça durante o processo de ir morar sozinho(a)


Mantenha o controle do seu orçamento


Desenvolver hábitos positivos é essencial para manter a saúde do seu bolso depois que sair da casa do seus pais. Afinal, você não quer arriscar incomodá-los ou mesmo ter que voltar a morar com sua família em breve por conta de problemas financeiros, certo?


Este conteúdo esta dividido em duas partes, pois tem muita informação que é bacana para quem esta neste momento de mudanças.


Com isso, em breve teremos o segundo conteúdo que completa este para que você possa dar o passo sem ter duvidas de estar começando o caminho para o seu futuro.


Caso queira conhecer os empreendimentos da Construtora J.Cardoso, clique aqui e fale com nossa equipe e nos vemos no próximo post.


Fonte: J.Cardoso Imóveis

0 visualização0 comentário