• Construtora J. Cardoso Grupo J. Cardoso

Imóvel na planta ou pronto para morar? Tire sua Dúvida aqui.

“Não sabia se comprava pronto ou na planta. Tive que pesquisar muito para ver se era seguro” Esta foi o começo da conversa com um de nossos clientes quando fizemos o pré-lançamento do Residencial Domus.

Foto: Banco de imagens Grupo J.Cardoso - Shutterstock


E por isso criamos este conteúdo, pois não foi somente este cliente que veio nos procurar com este tipo de dúvida.


Quando você está no momento de comprar seu imóvel, seja ele o primeiro ou não, a principal dúvida que surge é: E agora? Qual a escolha ideal, comprar na planta ou já pronto?


Como nosso objetivo é sempre orientar nossos clientes a tomar a melhor decisão, e isto nos leva a buscar informações com nosso conhecimento técnico de 40 anos de atuação no setor imobiliário e também, com responsabilidade e segurança, pois nossa equipe está alinhada com todas as etapas de qualquer tipo de compra neste setor, ou seja, conseguimos separar as principais vantagens e desvantagens de cada negócio. Vamos à elas.


Pontos positivos e negativos de comprar de cada opção


Documentação


A vantagem de se adquirir um imóvel ainda na planta, no que diz respeito a documentação, é que esta parte é menos burocrática. Isto porque a assinatura envolve a promessa de compra e venda, e não um contrato definitivo.


Outra vantagem é a de que o imóvel sendo novo, não envolve terceiros, como no caso de um imóvel usado. Assim, a transação ocorre apenas entre interessado e construtora, sendo menos preocupante.


Segurança


Um imóvel na planta envolve sempre o risco de não ficar pronto. Não há garantia 100% de que a unidade na planta vai ser definitivamente construída, afinal, problemas podem surgir.

Por esta razão, é sempre necessário checar a situação da construtora, pedir documentos que comprovem a saúde financeira da empresa e garantam as chances do empreendimento ser construído.


Deve-se observar sempre se há muitas reclamações no Procon, a receita da companhia, INSS e se há matérias negativas sobre a empresa.


Por outro lado, a aquisição de um imóvel já pronto oferece maior segurança para o comprador, visto que exige uma quantidade maior de documentos, principalmente, por conta dos cartórios.


Outra vantagem é a de que, depois de acertadas as condições de pagamento e assinado o contrato, o comprador já pode ocupar o imóvel.


Investimentos


Na planta, o valor do imóvel é muito mais barato. Como o mesmo ainda será construído e envolve riscos, o valor de entrada é sempre em torno de 30% do valor total, e pode ser parcelado direto com a construtora.


Até a entrega das chaves, o proprietário tem em torno de 3 a 4 anos para quitar o valor total da entrada, e posteriormente financiar o valor restante do imóvel.


O valor da entrada pode ser negociado de várias formas.


Com uma entrada e o restante parcelado, um percentual mínimo de cada parcela, ou com parcelas mensais, bimestrais, trimestrais e até anuais. É muita facilidade, não é?

Já no caso de um imóvel pronto, estas facilidades não existem.


Instalações


Um imóvel na planta permite que o proprietário customize o seu interior do jeito que deseja. Ou seja, dependendo da incorporadora/construtora, é possível alterar a disposição de pares, diminuindo ou aumentando alguns cômodos do apartamento.


São ideias que às vezes nem constam na planta, mas que são possíveis de serem executadas.


Um detalhe: na maioria dos casos, o imóvel na planta ainda não fica totalmente pronto após a entrega das chaves.


Os acabamentos, porcelanato, tomadas e outros detalhes, ficam a cargo do proprietário, a fim de que este dê o acabamento desejado.


Além disso, é importante que o comprador solicite o memorial descritivo, que contempla desde a escritura do terreno ao material usado na obra e à qualidade dos elevadores, para ter certeza de que tudo sairá conforme combinado.


O imóvel pronto tem a vantagem de, claro, já estar pronto para morar, mas isso não tira a necessidade de eventuais reformas e projetos de decoração.


Por isso, a necessidade de se prestar atenção na primeira visita quanto a infiltrações, instalações elétricas e detalhes de acabamentos que precisem ser alterados.


Observar bem a localização do imóvel quanto a barulhos e problemas de segurança, além de questões como ventilação e iluminação.


Valorização


Uma vantagem do imóvel na planta é que, como já foi mencionado, por conta dos riscos envolvidos, adquire-se uma unidade por um preço mais acessível no mercado imobiliário.


No entanto, assim que a unidade fica pronta, o valor do imóvel volta ao patamar real que o mercado imobiliário pratica.


Sem contar a valorização constante, por conta das melhorias no entorno da obra, tais como vias de acesso, escolas, faculdades, supermercados, bancos, comércios, empresas e outros.


Investir em um imóvel na planta é a maneira mais fácil de se obter um imóvel em condições financeiras favoráveis, em uma área privilegiada.


Planejamento


Comprar um imóvel na planta pode demandar algumas mudanças na vida da pessoa.


Pode ser, por exemplo, que uma pessoa habituada a viajar, comer fora e se divertir com frequência tenha que abrir mão destas despesas a fim de garantir o investimento a médio e longo prazos.


Isso porque os valores das parcelas referentes à entrada deverão ser pagos rigorosamente em dia.


É preciso estar preparado e disposto para arcar com os custos do contrato, taxas das chaves, bem como as parcelas, e, claro, sem se esquecer de que depois, começa a valer o financiamento.


Além das questões financeiras, também é necessário levar em consideração as possíveis mudanças no modo de vida.


Por fim, nada dessas dificuldades que você vai encontrar em uma das opções substitui a alegria de ter um canto só seu e a garantia de sempre contar com aquele investimento em momentos de aperto.


Agora que você já sabe as principais diferenças entre comprar um imóvel na planta ou pronto para morar, é hora de pensar na opção que combina com você e suas expectativas e começar a sua jornada.


Com isso, acreditamos que você conseguira tomar a decisão mais correta para suas expectativas...

Caso tenha alguma dúvida extra ou queira conversar conosco sobre financiamento ou algum imóvel em especial, clique aqui e solicite um atendimento pelo whatsapp.


Caso queira conhecer os empreendimentos do Grupo J.Cardoso, clique aqui e fale com nossa equipe para um atendimento personalizado.


Fonte: J.Cardoso Imóveis.

10 visualizações0 comentário